quarta-feira, setembro 17

A Ciência é descoberta ou criada?

Estava eu lendo por aí, quando vi um título que me chamou a atenção, não li o texto para tirar minhas próprias conclusões e não ficar confuso(o título do texto era esse aí em cima).
Essa é uma questão que não deve perturbar nem tirar o sono de muitas pessoas não, mas é algo que eu achei muito interessante e resolvi escrever sobre.
Bem, pra mim, a ciência não passa de um monte de descobertas que o homem faz, há os que dizem que ciência é igual a conhecimento.Isso vem do ponto de vista.

Pra você, o que seria ciência?
Ciência, como eu já disse, são coisas que o homem explora e...Descobre!
Com isso, imagine comigo, vamos a um exemplo clássico de um livro que eu estou lendo, imagina que o mundo seja um coelho, que esta sendo tirado de uma cartola de um mágico, e que somente as pessoas que querem conhecer o que está além do mundo, estão na ponta dos pêlos desse coelho(no livro, são as crianças e os filósofos.Leia o livro e você vai entender.), então, imagine que um homem qualquer, sem saber de absolutamente nada e que tenta entender o que acontece com o coelho e com o mágico, resolve subir nos pêlos, até lá em cima, e de repente enxerga o sapato do mágico, inéditamente.
Ele não ia saber o que é exactamente o sapato do mágico, logo iria procurar saber o que é, iria explorar aquilo,e descobrir que aquilo é um sapato.
Não está entendendo nada, não é? Vamos a um exemplo mais concreto, Isaac Newton, ele descobriu a gravidade certo? aquela força que a terra exerce sobre os corpos.
Como diz a história, a maçã caiu na cabeça dele e plaft! Nasce a gravidade.Agora, observe atentamente, você vive nos tempos de Newton, e vê sua torrada cair no chão, obviamente você ficaria indignado com aquilo,mas não ia fazer a menor ideia de porque ela teria caído no chão.Portanto, a gravidade já existia, só foi preciso de alguém para dar um nome e explorar aquilo, como o sapato, ele já estava lá, mas ninguém sabia, e eis um indivíduo para enxergar algo diferente n'aquilo.
Para enxergar uma 'descoberta' , precisamos enxergar mais do que os outros?( Isso eu ainda vou responder.) Enfim, aquilo já existia.Então pode-se dizer que a ciência é algo descoberto, é algo que não poderia ter sido criado.O nome Ciência sim, esse poderia ter sido criado.
Essa questão de criar também é questionável por causa de uma coisa muito antiga.
Geralmente o que é criado não é criado(entendeu? não ?), geralmente as denominadas criações(frisando aqui as da natureza) são derivadas de algo primitivo, parecido com aquele esquema dos quatro elementos, que davam origem a tudo.Segundo os filósofos antigos.
Mas, o que é criado? Digo, sem derivar de nada, ou sem depender directa ou indirectamente de algo que o origina.
Assim, acabo de concluir que, até que me provem o contrário, que nada é criado, inclusive a nobre ciência.E que para ser criado, deve ser espontâneo e natural, sem depender de nada.O que me leva a dizer que TUDO há uma origem.